29/10/2010

Rumo ao Rio Jaguari, mais uma vez

    Tupanciretã, vai ter mais um registro de ação ambiental, A II Expedição Um Olhar Feminino Sobre o Rio Jaguari, este que acontece do 31/10 a 2/11 é uma ação do Programa Respira Tupã, AARJ, SENAR e apoiadores aonde está inclusso a LAgartus Ambiental, está tudo preparado, lhes digo que é algo gratificante estar em contato direto longe do ruido que a cidade produz, vou postar algumas fotos de 2009 para recordar e na práxima semana, novembro, sai novas imagens.


























25/10/2010

O guardião dos campos gaúchos

   Eis ai um presente da LAGARTUS FOTOS um papel de parede para sua tela de computador, a imagem reflete o selo e o cuidado que a familia dos Quero quero (Vanellus chilensis) tem com o filhote.
Registro do dia 24/10/10 as 15:45 na Coxilha Bonita

Tupanciretã tem a sua Orquestra de Musica

    No ano em que Tupanciretã, a Terra da Mãe de Deus completa 82 anos, surge a Orquestra de Musica da AMEART(Associação de Música, Esporte, Dança e Artes de Tupanciretã ), idealizada pela Mestra em Musica Almerinda Fraga Pereira e o Saxofonista Hélio Willi Konig que teve respaldo e apoio da Banda Municipal Dr. André Mantese, Prefeitura Municipal, COMDICA, Ministério da Cultura, Empresas e pessoas da nossa cidade.
    O lançamento aconteceu na noite do dia 23/10/10 as 21:50 quando o Maestro José Augusto Goi conduziu em alto estilo musical com a instrumentação na abertura com a musica 2001 Uma odisséia no espaço. Com aplausos em pé do publico presente no Jantar Arroz Amigo promovido pela Liga de Combate ao Câncer.  A Lagartus Videos esteve presente no evento e produz o DVD deste evento.
A sede está localizada em uma das Salas do Condominio das Pequenas Empresa próximo a Prefeitura



Fontes para pesquisa da Banda e Orquestra de Tupanciretã:

23/10/2010

Lua cheia em Tupanciretã

Olha o presente da Lagartus ao namorados nesta noite de 23/10/10 as 21:51

Tupancireta parte para mais uma expedição ambiental

 
Hoje, a palavra MEIO AMBIENTE está tomando conta, está contaminando a fala em nosso País e até mesmo outros países, que bom, mas o que eu quero e desejo é ver de fato as coisas em defesa do meio ambiente aconteçam, se concretizem, eu quero ver ação, ação e mais ação para que este planeta de condições de vida as próximas geração. Pois bem, aqui em Tupanciretã se faz, temos ações que deixam rastro de consciência, aqui procuramos fazer mais e falar menos e se o poder publico municipal tivesse atitude e ações seria muito melhor, mas enquanto isto não acontece os voluntários fazem. Lembro-me em 98 quando fundamos a ONG Amigos do Rio Jaguari - AARJ para defender e trabalhar ações ambientais, alguns nos julgaram de loucos, mas e hoje tá todo mundo louco....
     Com a ressalva do Clube Amigos da Terra que trabalha o plantio direto na palha a muitos anos hoje temos um conselho e um fundo de meio ambiente (COMDEMA), a AREAGRO Associação dos Revendedores de Agrotóxicos, o ROTARY CLUBE e O ROTARACT que criaram ações próprias, mas quero destacar as produtoras rurais ligadas ao Sindicato Rural que idealizaram um projeto chamado RESPIRA TUPÃ, que para mim hoje é um programa ambiental por ter buscado uma ampla parceria não só para a defesa mas também para a ação propriamente dita e que já é reconhecido pela comunidade local e regional.
      Aqui neste espaço destaco mais um evento programado pelo Respira Tupã, cito a 2a Expedição - Um Olhar Feminino sobre o Rio Jaguari que se realiza do dia 31de outubro a 02 de novembro do corrente ano, evento que tem o aval do SENAR e a assinatura técnica da Bióloga Ingrid Ferreira que conduzirá uma equipe de professoras, tecnicos e produtoras rurais em uma nova caminhada entre 10 a 15 kilometros as margens do Rio Jaguari, além de observar e levantar dados da fauna e flora a equipe técnica ampliará o acervo do herbário, fotográfico e a cinegrafia com a possibilidade de visão noturna (nigthshot) das espécies que habitam a região.
       A LAGARTUS ambiental fará a cobertura deste evento e logo após todos que acesso o meu blog terão uma visão desta importantes expedição.
Este pequeno clip mostra o potencial hidrico do Rio Jaguari, água limpa isenta em 100% de esgoto urbano até a cidade de Jaguari.

Parceiros e apoiadores deste evento ambiental

22/10/2010

Os Tupanciretanenses de Tupanciretã

Me alegra, e muito, quando sinto e vejo que pessoas da nossa Tupancireta que aqui estudaram ao longo de décadas passadas, cresceram na vida, formaram familia, se tornaram lideranças, se oposentaram e após isto, começam uma nova vida: A de viajar para o exterior, no Brasil e quase que sempre querem retornar a sua origem, este fato que relato é para fazer   referencia do casal  Gaucho (Odilomar) e Zaida que conheci hoje (21.10,10) em companhia dos amigos da Vento Norte moto taxi, um casal estradeiro, viajam e curtem os belezas naturais deste País e países do MERCOSUL na sua potente moto estradeira. O Gaucho alem de visitar os seus parentes recordou dos bons tempos do Ginásio Mãe de Deus, da Banda Prof. Briddi, dos Bailes e por ai a fora, ele a esposa e a amante(moto) já rodaram perto dos 100 mil km por esta estradas. Parabéns aos Tupanciretanenses que voltam a Terra da Mãe de Deus e por isso que devemos recepcioná-los, ter uma cidade limpa e organizada, boa gastronomia, inclusive até uma pequena lembrança (souvenir) da cidade que ainda não temos.









21/10/2010

Tupanciretã, Avenida Vaz Ferreira 100 anos de história - Parte V

    A Avenida Vaz Ferreira abriga durante sua extenção que inicia no Parque de Exposições Marcial Terra e finaliza no Cemitério Municipal um bom numero de prédios comerciais  ao longo desta avenida cujo espaço territorial cada vez mais escasso, estão vamos recordar o passado e intercalar as novas obras.
Escola Mãe de Deus, hoje Instituto Mãe de Deus

Sede da Caixa Federal no Edificio Zerbinatti, hoje sedia a Loja da Dona Jovita - olha o lema escrito na parede - Mão que economiza é mão que não pede.
Neste prédio foi realizado muitos eventos,  local escolhido por politicos empresários, escolas, entidades e até outros clubes, nele fatos e atos foram registrados para nossa história.
Clube Comercial, hoje, local ainda é sede de alguns eventos como bailes, formaturas e jantares sociais.

 

19/10/2010

A Biotecnologia no Brasil teve avanços com a mão determinada de Tupanciretanenses

  O Brasil galga grandes avanços tecnológicos em especial a biotecnologia com o apoio e a determinação dos produtores e produtoras rurais de Tupanciretã em especial ao Eng. Agrônomo Almir Rebelo de Oliveira, que liderou, sofreu com ações de policia, debateu, estudou, buscou e teve apoio como da própria EMBRAPA e hoje todos os produtores brasileiros estão colhendo estes frutos pois aqui produzimos soja com qualidade, reduzimos o custo de produção, diminuímos o volume de produtos químicos no solo, valendo para quem produz algodão, milho, canola e outros tantos produtos estão ganhando com os benefícios da biotecnologia.
Este mosaico representa os principais momentos desde a tomada de decissão na entrada da cidade junto ao Parque da Fepagro, em Brasilia no julgamento no Tribunal e até mesmo no Congresso Nacional e Senado da Republica.
A soja é a nossa principal cultura e dá o retorno financeiro ao município e pode dar muito mais quando se agregar valor com a 2, 3 e 4 geração de produtos a serem fabrica aqui na Terra da Mãe de Deus.
Assim eram as lavoura em Tupanciretã no anos 70 do século passado

Hoje as lavouras de Tupanciretã estão assim, plantio direto na palha, isentas de curva de nível, soja transgênica, solo com cobertura orgânica (adubo e proteção) com bom índice de minhoca (sinal que existe matéria orgânica.
(D) Almir Rebelo, Governadora Yeda e o Prefeito Luiz Adolfo, esta imagem reflete os beneficios e o bem que Tupanciretã fez ao Brasil, ato reconhecido pela Governadora quando determinou a construção da Rodovia da Biotecnologia.

Imaginem o orgulho do amigo Silvio Pereira (foto) em ver estas máquinas colhendo sem as famosas curvas de nível e diga-se estas maquinas fabricadas no RS e SP tinham a tendência de serem produzidas só para o MT, mas no entanto foi tão rápido o plantio direto que muitas ficaram por aqui mesmo.