31/01/2011

O verde das lavouras de Tupanciretã está estampado em Porto Alegre



   Um TELHADO VERDE ou um ECOTELHADO não é simplesmente estética, beleza, teste ou até mesmo uma loucura, na verdade é uma realidade que vem se acentuando até porque no verão valorizamos o micro clima interno nas casa ou prédios aonde já foram instalados.
   Um casal Tupanciretanense, Marcos Bay e Ana Terra construiram uma casa comercial em Porto Alegre na Av. Nilópolis, a FABRICÁRIO que alem de usar sua estrutura, tijolos, telhas, madeira quadrada oriunda da antiga Casa do Dr. Hélio Fernandes contempla um maqnifico ECOTELHADO destacando a responsabilidade ambiental do casal.


Benefícios do ECOTELHADO
      Diferentes pesquisas no mundo todo confirmam que os telhados verdes proporcionam benefícios que vem a melhorar diversos problemas das grandes cidades o que endossa uma política municipal de incentivo como os listados a seguir.
1-Melhoria da qualidade do ar urbano pelo efeito de filtragem do ar e fotossíntese. A qualidade do ar é proporcional a área verde;
2- Aumento da retenção da água da chuva na superfície dos telhados verdes. O menor  volume d’água  minora as enchentes nas áreas baixas bem como o carreamento de poluentes para o corpo receptor;
3- Diminuição do calor urbano ocasionado pelo acúmulo da energia solar na superfície dos prédios;
4- Economia de energia de climatização, contribuindo para diminuição do aquecimento global;
5- Aumento significativo da área de biodiversidade na cidade e habitat para pássaros;
6- Proteção do prédio contra o calor com aumento da vida útil da impermeabilização;
7- Melhoria acústica;
8- Aumento da satisfação psicológica dos moradores proporcionado pela área verde


    Temperaturas mais amenas no verão e no inverno, isolamento acústico, economia de energia, redução das ilhas de calor nos centros urbanos, diminuição da quantidade de água escorrendo pelas ruas em dias de chuva forte, ar menos poluído. Essas são as vantagens de instalar, no alto de casas e prédios, os chamados telhados verdes – que são canteiros produzidos especialmente para essa área da edificação. A ideia não é nova, afinal já no século XIX eram comuns as cabanas feitas com teto coberto de gramíneas nos Estados Unidos. Desde a década de 1960, a Europa também adotou a moda. Mas há poucos anos ela começou a se espalhar de verdade e ganhar terreno nas grandes cidades, locais que mais lucram com essa iniciativa.

Tradicionalmente, um telhado verde é feito em camadas. Mais próximo da base, fica a membrana impermeável, para evitar que a água das chuvas penetre no telhado e provoque infiltrações ou vazamentos. Logo acima, a camada que vai armazenar parte da água das chuvas, que será usada pelas próprias plantas como reserva. Em cima vem a camada de terra, que pode variar em espessura. Esta camada torna o sistema bastante pesado e, por isso, é imprescindível analisar a estrutura da obra antes de qualquer implantação. Por último, vem a camada de plantas – e as espécies podem ser diferentes para cada região. http://www.oeco.com.br

  Importante lembrar, sempre, que não basta pegar um monte de terra e umas sementes e jogar no telhado. O primeiro passo para construir um telhado verde em sua casa é contratar um engenheiro que avalie a estrutura da obra, para saber se ela comporta o peso que será acrescentado lá em cima. Se você estiver construindo a casa, não há nenhum empecilho. A princípio todos os telhados podem ser verdes, se forem construídos com esse intuito. “Se a casa já existe é mais difícil a adaptação, porém não é impossível. Cada caso é diferente, mas para tudo há uma solução de engenharia”, afirma Diacuy de Mesquita Filho Crema, engenheira florestal e especialista em paisagismo. Segundo ela, as maiores dificuldades se devem à parte estrutural da casa, “isto é, se a estrutura aguentaria o peso de um telhado verde”.


Mais leve

Para atender à demanda de quem já tem sua casa construída, mas gostaria de usufruir dos benefícios de um telhado verde, algumas opções interessantes têm surgido. Um dos exemplos é o telhado verde alveolar patenteado pela empresa Ecotelhado, de Porto Alegre (RS), que chega a ser quase dez vezes mais leve que os tradicionais. O segredo para a leveza? Eles não usam terra e sim um sistema com todas as características que a terra tem e que são fundamentais para a planta: lugar de fixação, aeração, acúmulo de água e nutrientes, mas sem seu peso.


“Há seis anos desenvolvemos o módulo do ecotelhado, que se mostrou muito prático”, diz o engenheiro agrônomo João Manuel Feijó, um dos diretores da empresa e presidente da Associação Telhado Verde Brasil. O esquema é muito parecido com o tradicional, em linhas gerais: primeiro há uma membrana anti-raízes. Logo depois, uma membrana para retenção de água, feita de material PET reciclado. Acima, uma membrana filtrante, que não permite a passagem de sujeira para baixo. Por fim, o substrato, em que se pode plantar qualquer espécie. “Costumamos sugerir uma mistura de espécies. Assim, a mais resistente predominará ao passar dos anos”, explica João Manuel.



Mesmo nesse caso, em que o peso não será problema para o telhado verde – as membranas pesam cerca de 60 quilos por m², então é aconselhável que o telhado seja vistoriado antes do início das obras, para evitar problemas de vazamento e infiltrações. Os preços para a implantação desse tipo de telhado é de cerca de R$ 90 por m². 

Certificação aumenta demanda na Ecotelhado

sustentabilidade já deixou de ser pauta de ações pontuais para se tornar uma preocupação constante das empresas e dos governos. Prova disso é a certificação fornecida pelo Inmetro em parceria com aEletrobrás para prédios comerciais e de serviços, e agora pararesidências e edifícios multifamiliares: a Etiqueta de Eficiência Energética. E a Ecotelhadoespecialista em infraestrutura verde urbana, já percebeu um aumento de 30% na procura de seusprodutos depois do lançamento da iniciativa.



28/01/2011

Empresas de sucesso em Tupanciretã - 002


   Hoje estreio mais uma marca da LAGARTUS PRODUÇÕES a Lagartus Empreendedor que tem a finalidade de destacar e valorizar a capacidade empreendedora das pessoas que investem em uma atividade seja ela micro, pequena ou grande, mas que todas geram renda, emprego e desenvolvimento para uma cidade.

   Destaque vai para empresa Ótica Zanel Joalheria e Zanel Presentes, estabelecida na Avenida Vaz Ferreira em frente ao Banrisul, dirigida pelos empresários Naiá e Vilmar e apoiados por um grupo de 5 colaboradores, a capacidade empreendedora é real e de fato visto que investiram em prédio próprio e mantem uma boa variedades de produtos como jóias, relógios, presentes entre outros para bem atender a nossa comunidade.









Empreendedores de Tupanciretã

   Todas as cidades deste País tem as suas marcas empreendedoras em Tupanciretã não é diferente, hoje registro a pessoa MAURO ELIZEU MACHADO, natural de Jarí e veio para esta cidade com 10 anos é filho do conhecido latoeiro Seu Getulio do Bairro Becker, é casado e tem dois filhos, mora na Rua Chiquinha de Azevedo. O inicio da vida profissional foi limpador de pátios, depois trabalhou em depósito de bebidas com o conhecido Betho da Coca seu amigo e apoiador em vários momentos, este oportunizou sem custo um curso de vendedor da Kaiser. Mais tarde teve um pequeno ponto de venda de cachorro quente próximo ao frigorífico, depois de um tempo resolve e começou a vender cachorro quente por toda a cidade com uma bicicleta e assim conquistando uma boa clientela, sua esposa acabou sendo uma parceira de produção que sempre junto com o esposo acordam cedo para produzir e preparar os lanches que acondicionados em caixas termicas são vendidos aquecidos. Mauro relata que foi trocado ao longo destes 11 anos  de atividade 5 bicicletas e no ano que passou resolveu adiquirir uma moto usada visto que já tinha construido a sua casa e já não mais pagava aluguel, hoje janeiro de 2011 o MAURO DO CACHORRO QUENTE como é conhecido tem uma moto Honda Zero que lhe dá motivação ainda maior pois dá conta e atende toda cidade em pouco tempo. Como todo bom empreendedor tem um sonho terminar e promover melhorias internas na sua casa alem do conforto para familia. Posso dizer que o Mauro é o cara, parabéns.




27/01/2011

Paul Percy Harris - O fundador do Rotary Internacional

  O Rotary Clube é um clube de serviço que tem ação de verdade, que faz e não é político e tão menos religioso, as pessoas que integram são abnegadas a questões como combate a poliomielite em todo o planeta, as doenças, a educação e nos últimos tempos a defesa e a educação ambiental. Tupanciretã tem um bom grupo de Rotarianos, Rotaractianos e Interactianos.




Paul Percy Harris
Rotary Club of Chicago, Illinois, USA
FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

            Paul Percy Harris (1868-1947), advogado, foi o fundador do Rotary, a primeira e a mais internacional das organizações de clubes de prestação de serviços integrada por profissionais e executivos que implementam atividades humanitárias, promovem alto padrão de ética profissional, bem como paz e compreensão mundial.
            Nascido em Racine, Wisconsin (EUA), no dia 19 de abril de 1868, Paul foi o segundo dos seis filhos de George N. Harris e Cornélia Bryan Harris. Aos três anos de idade foi morar em Wallingford, Vermont (EUA) com seus avós paternos, que o criaram. Casou-se com Jean Thompson Harris (1881-1963), mas não tiveram filhos. Formou-se em Direito na Universidade de Iowa e obteve o título de Doutor Honorário da Universidade de Vermont.
            Paul Harris trabalhou como repórter de jornal, foi professor de economia, ator de teatro e caubói. Fez inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa, como representante de uma companhia de mármore e granito. Em 1896 decidiu advogar em Chicago. Certa noite, durante uma caminhada após jantar na casa de outro advogado, Paul Harris, depois de ser apresentado a alguns amigos do seu colega que eram proprietários de casas comerciais naquele bairro residencial de Chicago, se lembrou da vida na cidade de New England onde cresceu. Esse episódio inspirou Paul Harris a organizar um clube, sem restrições políticas ou religiosas, para que executivos e profissionais tivessem a oportunidade de desfrutar de companheirismo e estabelecer novas amizades.
            Em 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas, e Hiram Shorey, alfaiate, formou o primeiro clube. O clube recebeu o nome de "Rotary" devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho. Seu quadro social cresceu rapidamente. Muitos sócios eram provenientes de cidades pequenas. No terceiro ano do clube, Paul Harris assumiu a presidência e decidiu que a idéia do Rotary Club deveria ser expandida a outras cidades com o intuito de transformá-lo em importante movimento de prestação de serviços.
            O segundo Rotary Club foi fundado em San Francisco, California (EUA), em 1908. Em agosto de 1910, quando o número de clubes chegou a 16, foi organizada a Associação Nacional dos Rotary Clubs. Quando, em 1912, o movimento tornou-se internacional, após a formação de clubes no Canadá e Inglaterra, o nome passou a ser "Associação Internacional dos Rotary Clubs". Paul Harris foi o primeiro presidente de ambas associações. Em 1922, o nome foi abreviado para "Rotary International". Com o passar do tempo, abriram-se filiais na Europa e Ásia. A Prova Quádrupla foi adotada em 1932. Contudo, devido a duas guerras mundiais, por muito tempo a Europa Oriental manteve suas portas fechadas ao Rotary. Somente em 1989, Rotary Clubs foram reestabelecidos na Polônia e Hungria. Em 1990 foi formado o primeiro Rotary Club na ex-União Soviética.
            Em 27 de janeiro de 1947, por ocasião do falecimento do Presidente Emérito do Rotary International, Paul Harris, havia cerca de 6000 Rotary Clubs pelo mundo todo, unidos pelos ideais rotários de companheirismo e prestação de serviços.
            Em todo o mundo, os rotarianos dedicam seu tempo e conhecimentos a vários programas profissionais e projetos de prestação de serviços comunitários e internacionais. A Fundação Rotária do Rotary International patrocina programas internacionais educativos e humanitários, a um custo anual de aproximadamente US$ 60 milhões, oferecendo subsídios com o intuito de salvar vidas e promover o bem estar social. Ademais, patrocina embaixadores internacionais da boa vontade através dos programas de bolsas educacionais a alunos e professores universitários e de intercâmbio internacional de profissionais e executivos. Atualmente, o Programa de Bolsas Educacionais da Fundação Rotária é mundialmente o maior programa patrocinado por uma organização do setor privado. Cerca de 1000 bolsas educacionais são concedidas anualmente. Através do programa Pólio Plus, o Rotary International já arrecadou mais de US$ 230 milhões destinados à compra de vacina antipólio, ao apoio à "mobilização social", à motivação dos setores públicos e privado e à assistência aos milhares de voluntários das campanhas de imunização.
            Embora Paul Harris dedicasse muito do seu tempo ao Rotary, também destacou-se por seus trabalhos cívicos e profissionais. Foi o primeiro diretor-presidente da Associação Nacional para Crianças e Adultos Deficientes. Foi membro do conselho diretivo da Ordem dos Advogados dos Estados Unidos, bem como membro do conselho diretor da Ordem dos Advogados de Chicago e seu representante no Congresso Internacional de Direito em Hague (Holanda). Foi homenageado com o prêmio "Silver Buffalo", da Organização dos Escoteiros dos Estados Unidos, por distintos serviços pró-juventude e condecorado pelos governos do Brasil, Chile, República Dominicana, Equador, França e Peru.

Sul-coreanos criam internet 4G, com transmissão de 600 MB por segundo



Edição do dia 27/01/2011  27/01/2011 08h13 -

 Sul-coreanos criam internet 4G, com transmissão de 600 MB por segundo
   
Além de melhorar a qualidade das imagens transmitidas, a nova tecnologia também vai facilitar o uso da internet na educação
   A internet 4G é a do futuro. Trata-se de um sistema de comunicação de quarta geração que foi inventado pelos sul-coreanos. No teste feito esta semana na Coreia, os cientistas conseguiram transmitir um programa de TV em alta definição com imagens em três dimensões para um monitor localizado dentro de um ônibus em movimento.
    Parece simples, mas isso é um grande avanço, já que para fazer essa transmissão sem fio sem perda de qualidade é preciso enviar uma enorme quantidade de informações por segundo, o que os aparelhos atuais não conseguem fazer. Hoje, a tecnologia de transmissão sem fio mais avançada é a 3G, que é tanto usada no celular quanto no computador. Com uma anteninha de terceira geração, é possível conectar o computador à internet em qualquer lugar onde houver sinal de celular.
    No Japão, essa anteninha permite uma conexão de 7 megabytes por segundo, sete vezes mais rápida do que a conexão de banda larga no Brasil – que, de acordo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, é em média de 1 megabyte por segundo. Com a tecnologia 4G, a transmissão será de 600 megabytes por segundo, 600 vezes mais rápida do que no Brasil.
   O 4G chega este ano aos consumidores da Coreia do Sul e, em breve, no mundo todo. Essa nova tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações, que pertence ao governo sul-coreano.Além de melhorar a qualidade das imagens transmitidas para celular ou computador, a nova tecnologia também vai facilitar o uso da internet na educação e será de grande importância para as empresas, já que vai permitir o envio de uma grande quantidade de dados em poucos segundos.
    A Coreia do Sul já tem a conexão de internet mais rápida do mundo, seguida de Hong Kong e, em terceiro lugar, o Japão. Os sul-coreanos são considerados o povo mais conectado do mundo. Além de facilitar muito o dia a dia, trazendo informação e divertimento, a internet ajuda a Coreia do Sul a ter um dos melhores sistemas de educação do planeta, já que é usada por professores para transmitir conteúdo aos alunos.
   No Japão, a conexão já é tão boa que o celular virou uma espécie de televisão portátil. Como os japoneses passam longas horas no transporte público, eles se distraem com o celular. Já há novelas feitas exclusivamente para celular. Uma delas é “Amor além do arco-íris”. É a tecnologia a serviço do romantismo.



Adicionar legenda