11/04/2012

Rio Jaguari, patrimônio ambiental de Tupanciretã, histórico


   Em Tupi Guarani “jaguar-í” quer dizer “rio-dos-cachorros” ou “rio-do-cachorro-d´água” provalmente a grande quantidade de ariranhas que habitavam nossos arroios no passado (relato de Luiz Gonzaga Soares Nascimento em 30/04/1998 ao Jornal O Gaucho).
Ariranha
    O Rio Jaguarí ainda mantém suas água claras e límpidas, evidente que que não tem a mesma qualidade pois a agricultura que dos anos 70 a próximo aos 90 causou um impacto negativo em virtude da carga toxica de inseticidas mas que com passar dos anos e a determinação dos agricultores em plantar culturas em especial a soja implantou (hoje mais de 95%) o plantio direto na palha e isto sem sombra de duvidas evitou assoreamento, redução da carga tóxica e também a conscientização da sua importância para o ecossistema.
   Nos relatos das famílias ( Nascimento, Soares, Herter, Barcellos, Silveira) dão ciência e provam que existiam muitas espécies de peixes nativos como dourados, piabas, grumatãs, piracamjubas, pintados e cascudos existiam em abundancia desde as nascentes mais alta do Rio e da bacia do Íbicuí  na localidade de São Bernardo e mais especifico no meio do campo da propriedade da familia Freese, altos do Bocaverá, passando Passo do Sobrado, Passo da Lage, no Jarí - Rincão do Santana, Veado Branco, cidade de Jaguari até a desenbocadura conhecida por “Tripa-de-vaca” em São Franscisco de Assis.
Dourado ficou só na foto

   No trajeto em Tupanciretã os melhores e bonitos locais para acampamento eram e alguns ainda são destacados os locais denominados Santo Agostinho, Ariquindim, São Diogo, Santa Brigida e Bom Retiro.
   Os grandes predadores que permanecem ao longo dos tempos entre eles os chamados “bombardeadores” que usavam dinamite ou carbureto que dizimaram os cardumes de toda a espécie, hoje esta pratica devastadora não existe, até porque houve uma redução drástica das espécies nativas. O que vimos hoje é o uso indiscrimado de redes com malha tipo “pega tudo” com destaque no período da piracema aonde as matrizes sobem o rio para desovar nas partes mais altas.
    O Rio Jaguari dá condições para barramento em virtude da boa calha do rio e um dos exemplos é a Barragem Emilio Cesti divisa dos município de Jarí e Jaguari, esta dá condições de funcionamento da PCH Furnas do Segredo e gera energia limpa para região, ela colabora com o desenvolvimento mas cria um impeditivo para os peixes subirem o rio pela falta da escada ao lado da barragem.
    O Rio Jaguari de Tupanciretã até próximo a cidade de Jaguari tem boa agua, boa vegetação, conserva um bom numero de aves e animais silvestres e tambem pode ser trabalhado o turismo associado ao ecoturismo e assim melhorar e conservar as suas beleza naturais.
       Abaixo publico um belo trabalho de faculdade realizado pelo Biologo e Amigo do Rio Jaguari Geraldo Salgado















































Fonte: Comitê do Rio Ibicuí

       Vídeo produzido pela Lagartus Produções em conjunto com o Fotografo Cleber Jardim e dividido em 2 partes contando a história e fatos que aconteceram envolvendo o Rio Jaguari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.