07/05/2016

HUMILDADE O MELHOR CAMINHO PARA ELEGÂNCIA

Algumas pessoas têm um tipo de elegância que as fazem chamar atenção por onde passam independente do que estejam vestindo, com quem estão andando ou de que assunto estejam falando.

É um tipo de elegância que Paul Valery descreveu como “a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir” .

São pessoas que brilham sem fazer esforço, que não precisam alterar o tom de voz, carregar nos gestos, caprichar na produção ou no corte do terno, pois elas conquistam e atraem atenções simplesmente por se sentirem confortáveis na própria pele.

Sabem que a melhor aparência e a mais altiva postura são o brilho nos olhos e a genuinidade no sorriso. Elas iluminam onde passam, pois sua paixão pela vida e seu jeito de encarar o mundo transbordam de dentro para fora. E quando se aprende a brilhar de dentro para fora, qualquer roupa ou acessório que se vista cai bem.

São pessoas que têm uma fineza de alma e se diferenciam por terem aprendido a difícil e corajosa missão de se conservarem sensíveis num mundo que valoriza posturas rígidas e atitudes mecânicas. E como disse Adélia Prado, “a coisa mais fina do mundo é o sentimento”.

De nada vale poder sem humildade, dedicação sem entrega, beleza sem essência, intelecto sem sensibilidade. De nada vale gerenciar todas as questões aparentes, práticas e ‘importantes’ da vida, se não sofisticarmos o modo de enxergar e de sentir o mundo.

Pessoas que sofisticam o sentir nunca saem de moda, desenvolvem um magnetismo natural, se tornam referências, modelos atemporais. Inspiram simplesmente pelo o que são. Têm personalidades próprias e não precisam seguir um grupo, ou uma tendência, pois seus estilos vêm da abertura e da liberdade de se deixar guiar pela intuição e pelas vontades intrínsecas.
Gosto de ver a beleza que se estampa nas pessoas que sabem se despir das armaduras e se vestir de si mesmas. Gosto de admirar as pessoas que se tornaram atraentes não pela busca da perfeição, mas pela aceitação amorosa de suas vulnerabilidades humanas.

Gosto das pessoas que perceberam que a maior fineza na vida é a transparência. Que sabem que o verdadeiro luxo é a falta de necessidade de ostentação, pessoas que estão em busca de ‘ser’ mais e não de ‘ter’ mais. E que assim, sem querer, alcançaram o que Coco Chanel chamou de ‘a chave para a verdadeira elegância’, que nada mais é do que a simplicidade.

Fonte: CLARA BACCARIN
http://www.clarabaccarin.com
Clara Baccarin é poeta, escritora e tradutora. Autora do romance Castelos Tropicais (Ed. Chiado, 2015), e do livro de poemas Instruções para Lavar a Alma (Ed. Sempiterno, 2016). É uma contadora de histórias que adora poetizar o mundo. Escreve por amor e rebeldia: desconstruindo verdades, brincando com as palavras e ressignificando a vida.

06/05/2016

DADOS ESTATÍSTICOS DE TUPANCIRETÃ

População estimada 2015 (1)          23.521
População 2010                               22.281
Área da unidade territorial (km²)    2.251,040
Densidade demográfica (hab/km²)  9,89
Gentílico                                          tupanciretanense
Prefeito                                            CARLOS AUGUSTO BRUM DE SOUZA


PIB - PRODUTO INTERNO BRUTO - 2013
Série revisada - Impostos, líquidos de subsídios, sobre produtos, a preços correntes  61.239   mil reais
Série revisada - PIB per capita    42.574,11 reais
Série revisada - PIB, a preços correntes  992.573  mil reais
Série revisada - Valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, a preços correntes  89.041  mil reais
Série revisada - Valor adicionado bruto da agropecuária, a preços correntes  429.690   mil reais
Série revisada - Valor adicionado bruto da indústria, a preços correntes 46.988 mil reais
Série revisada - Valor adicionado bruto dos Serviços, a preços correntes - exclusive administração, saúde e educação públicas e seguridade social 365.616 mil reais
Série revisada - Valor adicionado bruto Total, a preços correntes 931.334 mil reaIS

Fonte: IBGE, em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA.

NOTA: Os dados do Produto Interno Bruto dos Municípios para o período de 2010 a 2013 (série revisada) têm como referência o ano de 2010, seguindo, portanto, a nova referência das Contas Nacionais

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Automóvel -         Tipo de Veículo 5.340 automóveis
Caminhão -           Tipo de Veículo 607 caminhões
Caminhão trator - Tipo de Veículo 119 caminhões Trator
Caminhonete -      Tipo de Veículo 1.454 caminhonetes
Camioneta -          Tipo de Veículo 308 camionetas
Micro-ônibus -     Tipo de Veículo 66 micro-ônibus
Motocicleta -        Tipo de Veículo 1.672 motocicletas
Motoneta -            Tipo de Veículo 143 motonetas
Ônibus -                Tipo de Veículo 70 ônibus
Outros -                 Tipo de Veículo 389 veículos
Total de Veículos 10.240 veículos
Trator de rodas -    Tipo de Veículo 4 tratores de rodas
Utilitário -             Tipo de Veículo 68 utilitário
Fonte: Ministério das Cidades, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2014.

PARQUE DA EXPOTUPÃ SE PREPARANDO PARA MAIS UMA GRANDE FEIRA EM TUPANCIRETÃ


02/05/2016

MATEADA DO TRABALHADOR 2016 EM TUPANCIRETÃ


PROJETO AVANÇAR BAIRRO JULIANA e PAINEIRAS É REALIZADO EM TUPANCIRETÃ

Municipio de Tupanciretã realizou mais uma ação do PROJETO AVANÇAR desta vez no Bairros Juliana - Paineiras, o evento envolveu as mais diversas ações das secretarias municipais com envolvimento dos moradores com limpeza de ruas, pintura de cordões, retirada de entulhos, concerto de rede pluvial, conhecimento sobre saúde, praticas esportiva e culturais e também uma CAMINHADA EXPERIMENTAL CULTURA E AMBIENTAL com alunos da EEEF Protásio Lima da Moraes e convidados que durou cerca de uma hora percorrendo o local hist´rico da antiga linha férrea construída no ano de 1894 e também uma parte da área ambiental do COMPLEXO TUPANCIRETÃ