14/04/2017

CELEBRAÇÕES RELIGIOSAS PELO MUNDO NESTE DIA 14.4.2017

ITÁLIA - ROMA
Missa de Páscoa, Praça e Basílica de São Pedro, Vaticano, Roma
    A solenidade e a austeridade da liturgia da Páscoa Italiana se desenrolam no Vaticano, com suas cerimônias, procissões e a missa festiva oficiada pelo Papa e acompanhada por milhares de peregrinos do mundo inteiro. A apoteose das celebrações da Semana Santa é a benção anual Urbi et Orbi, na Praça de São Pedro.

JERUSALÉM - ISRAEL
Via Dolorosa - Jerusalém
Terceira estação da Via Dolorosa (Israel_photo_gallery/Flickr/Creative Commons/Flickr)

Em nenhum outro lugar os últimos passos de Cristo são tão sagrados do que nas próprias ruas de Jerusalém. A Via Dolorosa é a rua, que de acordo com a tradição cristã, foi percorrida por Jesus Cristo quando ele carregava a cruz.

Na Semana Santa, em Jerusalém, os fiéis percorrem os caminhos de Cristo, às vezes com algumas mudanças no trajeto, e fazem paradas em importantes pontos da história cristã.


                       SEVILHA - ESPANHA
Os cortejos da Semana Santa em Sevilha mobilizam toda a cidade
  A principal festa de Sevilha é a Semana Santa, a cidade praticamente para nesse período, as comemorações são de extrema importância. Grande parte da população da cidade se reúne e sai às ruas como confrarias ou participando de bandas. Tradicionais desde o século 16, essas confrarias tomam conta das ruas de Sevilha e saem em procissão para contemplar a paixão e a morte de Cristo.


               BRASIL - RGS - TUPANCIRETÃ
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
               Foto: Pe Cristiano Quatrim
      Tupanciretã, RS realizou o seu evento Paixão de Cristo no Parque da Expotupã no centro da cidade com a participação da comunidade envolvendo crianças, jovens e adultos.
        Os fiéis que acompanharam as estações se emocionaram com a narrativa e a encenação do caminho percorrido por Cristo.

  
   BRASIL - NOVA JERUSALÈM - FAZENDA NOVA - PE                              
Cena do espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, Pernambuco, em 2017
Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, a 184 quilômetros da capital pernambucana, é palco da encenação da Paixão de Cristo mais famosa do país, que acontece todos os anos. O cenário do teatro a céu aberto, de 100 mil metros quadrados com nove monumentais palcos–platéias com cenários, é uma atração à parte. O elenco é composto por 50 atores e 500 figurantes.

BRASIL - PARATY - RJ
Procissão do Fogaréu, Paraty, Rio de Janeiro
As comemorações em Paraty são bem tradicionais, com missas e procissões. É uma oportunidade rara de ver peças sacras de mais de três séculos de existência, que ficam guardadas durante o ano sob tutela do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Procissão do Fogaréu, com as ruelas estreitas do centro histórico iluminadas apenas pelas tochas dos participantes, é o ponto alto da festa.

BRASIL - GOIAS
Procissão do Fogaréu, em Goiás Velho (GO)
À meia-noite da quinta-feira da Semana Santa, os postes de iluminação pública do Centro Histórico da cidade de Goiás se apagam. Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. O ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim.

A procissão é acompanhada por aproximadamente 10 mil pessoas. Ela parte do Museu de Arte Sacra da Boa Morte, passa pela Igreja do Rosário e chega até a Igreja de São Francisco de Paula. A partir daí, o estandarte com a imagem de Jesus é carregado por um dos farricocos, simbolizando sua captura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.