02/08/2017

RELATO DA VIDA DO TUPANCIRETANENSE ODILLON AVILLA SANTOS

Meus conterrâneos, farei uma viagem no túnel do tempo. Citarei algumas passagens de minha juventude . No entanto, em primeiro lugar mencionarei minha família que julgo ser o esteio da sociedade. Meus pais chamavam-se Pedro A. Santos e minha mãe Silvia Dias. Meu velho pai foi motorista do Cel Marcial G. Terra e éramos agregados na Faz. do Tarumã. Somos 7 irmãos Odillon, Odir, (falecido), Ana, Oneida, Anes, Silvio e Selvina. Como tínhamos uma bela casa ao lado da União Operária, vim morar na cidade em companhia de meus avós Pedro Dias (tintureiro) e Orfila Cardozo Dias, (parteira). Então, comecei meus estudos com 8 anos, na Escola da Prof. Margarida Gaiger. onde conclui meu primário e posteriormente (ginásio), no J.Nabuco. Tive uma infância super feliz pois, só estudava. Naquela época havia vários empregos tais como Charqueada e Frigorífico. Tínhamos diversões: cinema, vollei, futebol, havia vários torneios entre Ginásio, Frigorífico e naquela época o GEPO, era uma potência pois, tinha um gde. presidente Natálio Herter, creio foi o melhor de todos. A Viação Férrea, também era excelente. Passava trens passageiros e era uma das diversões da cidade. Lá se comia coisas boas, pastéis, doces e outras variedades. O melhor Café da cidade era o do Nagib, nosso ponto de encontro aos sábados e domingos. Porém, eu só tinha duas alternativas; trabalhar em algum escritório ou casar-me com alguma colega rica. Como a segunda hipótese era muito rara, qdo. completei meus 18 anos, felizmente fui p. o Exército, (D. Pedrito), e qdo. retornei em jan.56, o destino colocou na minha presença mais 3 amigos e colegas de infância e imediatamente não perdemos a oportunidade e fomos p. POA, incluir na gloriosa BM. E por uma questão de amizade citarei o nome deles: Luiz Diógenes C. Couto (Cel falecido), Luiz G. Oliveira, (Maj falecido), Gotan Marques da Silva, (sargento) e Odillon Avilla Santos (Ten). Os 3 eram menores. (17 anos). Naquela época a BM, admitia menores. Ficamos apenas 6 meses como soldados e no mesmo ano em agosto, fizemos admissão ao curso de Sgt e no final do ano Luiz Gomes e Luiz Couto, fizeram o CFO. Posso considerar que minha vida nessa terra foi excelente, até meus 18 anos. Sempre alimentei um sonho e o tornei ralidade que era de conhecer SPaulo, qdo. via o Trem Paulista passar, e hoje acabei morando aqui. Portanto, o que digo aos jovens que todo o sonho poder ser realizado, basta querer. E não deixem nunca a oportunidade passar, agarrem-na com toda a força. Podemos cair mas ter forças p. se levantar e seguir em frente. Só que hoje sentimos uma tristeza enorme por sabermos que tudo acabou. União Operária, era a melhor sociedade e o Club do Comércio, também. Eu era sócio contribuinte , pagava mensalidade, mesmo sendo menor com 16 anos. Talvez ainda hoje haja essa categoria. Acreditem, sinto saudades dessa terra. Pois, foi aonde nasci e me criei. E simplesmente desejo que todos sejam felizes. Vários abraços.
Fonte: Página pessoal do Faceboock




O Sub Ten Odillon Avilla Santos, atualmente, residindo em São Paulo Capital, é filho de Pedro Avilla dos Santos e de Silvia Dias dos Santos. Se pai motorista e agricultor e sua mãe com os a afazeres domésticos da famíla. São seus irmãos Odir, Ana Odilvia, Oneida, Annes, Sidnei e Selvina. Felizmente todos estão bem. A Annes e a Selvina, ambos possuem pequenos sítios em Tupan. O Sidnei, é açougueiro em Três Passos e as outras irmãs donas de casa. Nenhum quis seguir a carreira de policial.
Mas, teve com parente nas fileiras da Brigada Militar, o PM Lays Lagoa, da Polícia Montada, em Santa Maria.
Relata uma excelente família, bem estruturada. Praticamente, foi criado pelos avós, diz Odilon. Seus pais moravam na campanha e para estudar passou a morar como os avós na cidade.
Nasceu em 22 de abril de 1935, ano do centenário da Revolução Farroupilha marca que verificar em sua personalidade. Natural de Tupanciretã. E nas férias escolares ia para a campanha casa de meus pais.
Estudou seu ensino Primário Esc. Particular Margarida Gaiger- Anos 43 a 48 – Tupanciretã-Ginásio Grupo Escolar Joaquim Nabuco, até a segunda série. Também em Tupan.Conclui o ginásio na Escola Prof. Moacyr Campos, em São Paulo. Anos 80.Conclui o Ensino Médio em 2003, na Escola E. “ ISAI LEINER – São Paulo- Prestei também o “ENEM” em 2003.
Sua lembrança da infância são positivas. Foi uma, excelente, Infância pois, só estudava e praticava vários esportes, tais como futebol, vollei-bol, e participava de jogos em uma Sociedade de nome União Operária Mútuo Socorro, que ficava ao lado de minha casa. Gostava de jogar Bolão, ping-pong e bilhar.
Sua lembrança da adolescência rememora os bailes na Sociedade União Operária e Clube do Comércio que frequentava ate o ano de 1954.
Odilon demonstrava preocupação com o mercado de trabalho, em 1956, frequentou em Porto Alegre, o curso de datilografia.
Seu primeiro trabalho foi no Exército Brasileiro, quando prestou o serviço militar, no14º RCMont – em Dom Pedrito, RS.
Teve, sempre, uma grande admiração pela polícia e, por isso, acredita no destino, que o conduziu para entrar na Brigada Militar.
Odillon se diz influenciado por um amigo de infância que morava e trabalha em Porto Alegre. Em 1.956, ele andava passeando, de férias, lá em Tupan, e uma noite em bate papo, em um bar, se encontrarm. E surgiu o comentário de poder ingressar na BM pois, as inscrições estavam aberta.
O Sub Ten viu ali a possibilildade de realização de seu sonho e aceitou o convite. Ele e quatro amigos rumaram para a Capital Nessa época a BM, aceitava menores até 17 anos. Três eram menores, mas ele já era reservista do Excército, com baixa dada em Janeiro 56.
Por uma questão de gratidão Ele cita os nomes: Luiz Gomes de Oliveira, Luiz Diógenes Chaves Couto e Gotan Marques da Silva. Os três primeiros foram para o 1ºBC, pois, lá ficava a escola de “menores”. Como ele era reservista, foi incluído no QCG de BM, da época.
Da reação sobre entrar para a BM, lembra de sua velha mãe, que ficou muito preocupada. Pois, todos sabiam que era uma profissão perigosa. Meu pai me desejou boa sorte.
Do QCG/BM foi designado para fazer seu curso de formação no Centro de Instrução Militar – CIM, atual Academia de Polícia Militar, ainda no ano de 1956, por seis meses, nas Bananeiras, como era conhecida essa área do bairro Partenon.
Após passado a pronto, como se designava a formação de soldados da época, foi desinado para servir no 2º BC, em Santa Maria. Unidade situada, em prédio lateral, no interior do páteo do 1º RC, atual, 1º RPMon.
Sua expectativa era de trabalhar onde fosse respeitado, com camaradagem e compromisso com a verdade.

Seu ensino de 2º Grau, já foi na reserva, na Escola Estadua “ISAI LEINER” São Paulo – Capital ano 2003

Fonte:  http://www.abcdaseguranca.org.br/sub-ten-odillon-rememora-de-sao-paulo-sua-vida-na-bm/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado, sua opinião ou comentário é bem vinda.